sábado, 9 de dezembro de 2023

A Importância da Tireoide e das Paratireoides para o Corpo Humano

A Importância da Tireoide e das Paratireoides para o Corpo Humano

O que é a Tireoide?

A tireoide é uma glândula localizada na região anterior do pescoço, sobre os primeiros anéis da traqueia. Ela é responsável pela produção de hormônios essenciais para o funcionamento do corpo humano.

Os Hormônios Tireoidianos

A tireoide produz três hormônios principais: T3 (triiodotironina), T4 (tetraiodotironina ou tiroxina) e a tirocalcitonina (calcitonina). Os hormônios T3 e T4 estimulam a produção de enzimas que atuam nas reações de oxirredução da respiração celular, o que resulta no estímulo do metabolismo celular em todo o organismo. Já a tirocalcitonina atua especificamente no metabolismo do cálcio, inibindo a retirada desse mineral dos ossos e diminuindo a concentração de cálcio no sangue.

Hipotireoidismo

O hipotireoidismo ocorre quando há uma produção escassa dos hormônios tireoidianos. Isso resulta em uma redução de todo o metabolismo, podendo causar sintomas como bradicardia (diminuição da frequência cardíaca), respiração lenta, sonolência, obesidade, pele seca e grossa, entre outros. Na infância, o hipotireoidismo também pode causar o cretinismo, caracterizado por baixa estatura e retardo mental.

Hipertireoidismo

O hipertireoidismo, por outro lado, ocorre quando há uma produção excessiva dos hormônios tireoidianos. Isso resulta em uma elevação de todo o metabolismo, podendo causar sintomas como taquicardia (aumento da frequência cardíaca), aceleração dos movimentos respiratórios, insônia, emagrecimento, nervosismo e olhos arregalados. Além disso, tanto no hipotireoidismo quanto no hipertireoidismo, pode ocorrer o aumento do volume da glândula tireoide, conhecido como bócio.

O que são as Paratireoides?

As paratireoides são quatro pequenas glândulas localizadas na face posterior da tireoide. Elas produzem o paratormônio (PTH), que atua no metabolismo do cálcio.

Paratormônio

O paratormônio estimula a absorção de sais de cálcio no intestino, a reabsorção dos íons cálcio nos túbulos renais e a retirada desse elemento dos ossos. Isso resulta no aumento da taxa de cálcio no plasma sanguíneo. No hiperparatireoidismo, ocorre uma produção excessiva do paratormônio, acarretando na retirada acentuada de cálcio dos ossos, tornando-os porosos e favorecendo a ocorrência de fraturas e deformações ósseas. Já no hipoparatireoidismo, ocorre uma escassa produção do paratormônio, levando a uma excessiva mineralização dos ossos e diminuição da taxa de cálcio no plasma sanguíneo.

Equilíbrio entre Paratormônio e Tirocalcitonina

O paratormônio das paratireoides e a tirocalcitonina da tireoide atuam no metabolismo do cálcio exercendo ações antagônicas. O paratormônio aumenta a taxa de cálcio no sangue, enquanto a tirocalcitonina diminui essa taxa. O nível normal de cálcio no sangue depende de um equilíbrio entre as taxas desses dois hormônios.

Teste do Pezinho

Algumas crianças podem nascer com hipotireoidismo, e é possível detectar esse problema com um simples teste, conhecido como teste do pezinho. Esse teste deve ser realizado preferencialmente entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê e também pode detectar diversas outras doenças, como fenilcetonúria, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.

Espero que você tenha gostado desta aula sobre a tireoide e as paratireoides. Não se esqueça de deixar o seu like, se inscrever no canal e ativar o sino de notificações para não perder os próximos conteúdos sobre o sistema endócrino. Até a próxima!

Made with VideoToBlog