terça-feira, 2 de junho de 2015

--------- SAPO - Software para Avaliação Postural ---------


O que é o SAPO?




O SAPO, Software para Avaliação Postural, em desenvolvimento, é um programa de computador gratuito para avaliação postural com banco de dados e fundamentação científica com integral acesso pela internet.

A avaliação postural é uma ferramenta fundamental no diagnóstico do alinhamento dos segmentos corporais de um indivíduo e é amplamente utilizada pelos profissionais de saúde, constituindo-se como um passo inicial e de acompanhamento para a avaliação e tratamento fisioterapêutico e prescrição de atividade física.

A forma mais objetiva e fidedigna de avaliação postural consiste no registro de fotografias do corpo inteiro do indivíduo em diferentes planos e posturas e então análise da posição relativa de referências anatômicas dos segmentos corporais por um profissional capacitado. Questões típicas quantificadas pela avaliação postural estão relacionadas à simetria da posição relativa dos segmentos corporais e ângulos articulares comparados a um padrão de referência.

Com o SAPO são digitalizadas posições de certos pontos em fotografias (espacialmente calibradas) do sujeito sob avaliação; estes pontos tipicamente correspondem a referências anatômicas sobre o corpo do sujeito. A partir dos pontos digitalizados, o SAPO fornece automaticamente uma série de medidas relevantes para avaliação postural. Também é possível medir distâncias e ângulos livremente.

No entanto, o SAPO não pretende substituir exames, como por exemplo, raio-x ou análise dinâmica da marcha. O SAPO pode ser utilizado por um profissional habilitado como uma ferramenta auxiliar na avaliação do indivíduo.




LINK PARA DOWNLOADhttp://puig.pro.br/sapo/



 DICAS PARA MOTORISTAS

Qual a postura ergonomicamente correta para dirigir?

Hoje vamos falar sobre a postura mais ergonômica para dirigir, visando evitar o desconforto e a fadiga. Dicas valiosas para motoristas que passam a maior parte do tempo no trânsito.


a) Mantenha a cabeça alinhada com o quadril, nem projetada para frente, nem inclinada para trás. Assim, numa posição mais neutra, você sentirá menos desconforto e menos cansaço na região do pescoço;

b) Com a loucura do trânsito é normal ficar tenso. Procure manter os ombros relaxados e na mesma linha. Ou seja, não dirija com os ombros elevados;

c) Mantenha seus cotovelos o mais próximo possível do corpo e dobrados a pouco mais de 90º;

d) Mantenha as parte de baixo das costas (região lombar) sempre bem apoiada no encosto, conservando a curvatura natural da coluna;

e) Mantenha o quadril com um ângulo de pouco mais de 90º. Para isso, regule corretamente a  inclinação do encosto, mantendo-o levemente inclinado para trás;

f) Mantenha os joelhos dobrados a pouco mais de 90º e sem pressionar a parte de trás do joelho no assento;

g) Mantenha os calcanhares apoiados no assoalho. Não dirija com os pés sobre os pedais
e sem apoio no calcanhar;

h) Distribua o peso do seu corpo entre o quadril e a parte de trás das coxas.


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