domingo, 29 de maio de 2011

Como nasceu a RPG?

     Françoise Mézières recebeu uma paciente com dores nos ombros que não melhoravam com nenhum tipo de terapia. Percebeu nela uma grande cifose. Deitando-a, verificou que suas costas possuía pouco contato com o solo. Somente algumas vértebras dorsais e quase nenhuma lombar apoiavam.
    Vendo isto, experimentou aproximar o queixo ao esterno (movimento que reduz a lordose cervical), e percebeu que a parte inferior do tórax se elevava (por acentuação da lordose lombar). Depois, elevando as pernas (para diminuir a curvatura lombar), o queixo levantava, arqueando assim a região cervical superior.


     Ao retificar as duas lordoses (cervical e lombar), se produzia um ligeiro flexo de joelhos, deduzindo que esta cadeia posterior do tronco continuava pelos membros inferiores, formando uma terceira concavidade: a “lordose” poplítea.
     Este fato a fez pensar na existência de mecanismos compensatórios, nos quais a musculatura posterior do tronco forma uma cadeia que atua em uníssono por toda sua longitude. Nascia assim em 1947 o Método Mézières, como ela mesma conta no “Les Cahiers de la Méthode naturelle” de 1973.
     
     Continuando suas observações ela postulou três leis básicas no tratamento postural:

1 - Toda e qualquer correção local gera uma compensação a distância (a causa muitas vezes está distante do problema que preocupa o paciente)

2 - Toda tentativa de tensionamento da cadeia leva a tendência da rotação interna dos membros

3 - No tensionamento global da cadeia, promove-se a tendência de um bloqueio respiratório em apnéia inspiratória.

Em resumo: deslordose, desrotação e desbloqueio diafragmático.
     
     Mézières, segundo sua aluna Therése Bertherat, era uma mulher cujos dons de observação eram fora do comum, o que tornou o seu método uma grande evolução no tratamento de doenças ditas “incuráveis” e acabou influenciando outros alunos que adicionaram suas experiências criaram suas próprias técnicas.

Dentre eles podemos citar:

Therése Bertherat – anti-ginástica
Michael Nissand – Reconstrução Postural
Serge Peyrot e Pierre Mignard - morfoanálise (MARP)
Philippe Emmanuel Souchard - Reeducação Postural Global (RPG)
Godelieve Denys-Struyf - Cadeias musculares e articulares (GDS)
George Courchinaux - Corpo e Consciência
Leopold Busquet. - Cadeias musculares

     No Brasil o método mais difundido foi a RPG. Souchard usa basicamente o método Mézières salientando a importância de colocar todas as estruturas musculares simultaneamente em tensão. Ou seja, uma postura em Reeducação Postural Global constitui a súmula de todos os posicionamentos de estiramento da cadeia muscular. Já em Mézières, é muito comum tratar primeiro parte da cadeia para passar depois a outra parte da mesma (inicialmente, parte respiratória e zona superior da cadeia posterior, e depois, zona inferior da cadeia posterior).
     A tensão colocada em Mézières é grande no sentido em que a deslordose requerida é máxima. Por outro lado, a RPG usa mais frequentemente as posturas em coluna neutra além de ser um trabalho mais ativo para o paciente.
    A RPG, por sua vez, influenciou seus alunos que também criaram suas próprias técnicas. Dentre elas nasceu a RPG / M que preenche algumas lacunas vazias do método anterior.

Fonte: www.saberemsaude.com.br

0 comentários:

Postar um comentário