quinta-feira, 26 de maio de 2011

O que é a Reeducação Postural Global (RPG)?

     A Reeducação Postural Global, ou RPG, foi criada na França, pelo fisioterapeuta Phillipe Souchard. A técnica considera sistemas musculares e esqueléticos como um todo e procura tratar de forma individualizada, músculos que são de estruturas diferentes (músculos dinâmicos e estáticos).
     A musculatura posterior ou estática, que exerce a função antigravitacional, ou seja, ficarmos de pé, está sempre contraída para a manutenção da postura e pronta para entrar em ação, este músculos têm um alto teor de tecido conjuntivo e um tônus elevado. Por isso eles tendem a se tornar hipertônicos, hipoflexíveis e encurtados, especialmente em casos de patologias ou estresse, podendo causar desvios em ossos e articulações. Já os músculos dinâmicos que são responsáveis pelo movimento ativo, têm menos tecido conjuntivo e baixo tônus. Daí a tendência a tornarem-se excessivamente flácidos e hipotônicos como, por exemplo, os músculos abdominais de pessoas sedentárias, porque entram em estado de relaxamento quando não estão sendo usados.
     Os desvios posturais podem ter inúmeras causas como: maus hábitos posturais ou profissionais, alterações congênitas ou adquiridas, fatores emocionais; mas seja qual for a causa, o desvio será fixado pela retração das estruturas relacionadas aos músculos estáticos, que são agrupados em um conjunto comumente chamado de cadeias musculares. Podemos pensar em nosso corpo como um peças de encaixe, em que, se uma peça está fora do lugar, todo o conjunto se desequilibra. Assim quando alguma parte do corpo dói ou está muito tensa, todo o conjunto reage para compensar e algumas peças acabam se contraindo, curvando, entortando...



    A sessão da RPG é baseada em oito posturas estáticas, sendo que, a postura escolhida dependerá do tipo de patologia e da avaliação realizada pelo fisioterapeuta. A duração é de aproximadamente 40 minutos a 1 hora dependendo da necessidade e pode ser realizada em pessoas de todas as idades.

0 comentários:

Postar um comentário