domingo, 31 de julho de 2011

Frio ou Calor? O que devo e quando devo usar?

Saudações a todos!

Bem, fiquei alguns dias fora, mas agora estou de volta e com força total!

Desculpem-me por todos estes dias sem postar nada!

Mas é o seguinte, durante essas férias de 10 dias que tirei (rs) algumas pessoas vieram me fazer perguntas referentes a que tipo de recurso deveria recorrer em caso de dores, luxações, pancadas, etc...., e me pediram para que eu postasse algo relacionado a esse tema que a anos deixa a todos com  muitas dúvidas e que na maioria das vezes devido a falta de informações corretas, utilizam de maneira equivocada tanto a crioterapia (gelo) quanto a termoterapia (calor).

Antigamente, quando se falava de luxações ou entorses, nossos avós e até mesmo nossos pais vinham com aquela antiga história de : "Coloca o pé no balde com água quente e sal que vai melhorar rapidinho!", aí que o inchaço piorava mesmo e vinha a outra famosa frase: "Então deve ter quebrado!", (rs), mas na realidade este conceito não é verdadeiro, então explicarei alguns fatores cientificamente comprovados:

Calor (Termoterapia)





Efeitos Terapêuticos do Calor:

1. Alivia a dor.

2. Aumenta a flexibilidade dos tecidos músculo-tendíneos.

3. Diminui a rigidez das articulações.

4. Melhora o espasmo muscular.

5. Melhora a circulação.

A aplicação do calor, promove alteração das propriedades físicas dos tecidos que compõem os tendões, cápsulas articulares e cicatrizes, melhorando suas respostas ao alongamento.

Contra-indicações

Não aquecer regiões do corpo que estiverem anestesiadas, edemaciadas, inflamadas, feridas com sangramento, em áreas onde haja tumores, sobre os testículos, sobre o abdome de gestantes ou em áreas do corpo de pessoas inconscientes.

Uso de calor nos casos de traumatismo porque aumenta o edema.

Técnica de Tratamento

O tratamento domiciliar pelo calor deve ocorrer na freqüência de 1 a 3 vezes ao dia, durante 20 a 25 minutos, usando bolsas quentes nos locais a serem tratados.



Frio (Crioterapia)







Efeitos Terapêuticos do Frio:

1. Diminui o espasmo muscular.

2. Alivia a dor.

3. Nos traumatismos (entorses, contusões, distensões musculares, etc.), previne o edema e diminui as reações inflamatórias.

Para se ter um efeito mais efetivo, o resfriamento deve ser aplicado imediatamente após o trauma, antes que o edema esteja formado.

Técnica de Tratamento


O tratamento pelo uso do frio deve ser feito com bolsas geladas durante 20 a 25 minutos, no local da dor, 1 a 3 vezes ao dia.

Contra-indicação


O uso do frio é contra-indicado nos casos de artrite porque aumenta a rigidez articular. Nestes casos é preferível usar calor.


sábado, 2 de julho de 2011

Como Respirar Corretamente?

Observe um recém nascido respirando: Quando o ar entra nos pulmões a barriga cresce, quando o ar sai a barriga murcha, em um ritmo só, de vai e vem, demonstrando que está sendo usado o diafragma, que é o músculo próprio para empurrar o ar para dentro ou para fora. E assim ter uma respiração adequada.

Infelizmente o homem vai perdendo a capacidade de respirar corretamente, devido ao estresse, medos, insegurança, tensão e emoções em geral, baseado na pressão que ele armou (consciente ou inconscientemente) para sua própria vida. Com isso, vai tendo respirações cada vez mais curtas, chegando a colocar no seu pulmão a quantidade mínima necessária do ar, atrofiando a capacidade do próprio pulmão. 

Isso pode ser comprovado facilmente: Experimente fazer respirações lentas e profundas, enchendo o pulmão ao máximo de ar (inspirando), prendendo o ar por metade deste tempo (retendo) e soltando o ar ao máximo (expirando) no mesmo tempo em que inspirou. Exemplo: Inspirando por 4 segundos, retendo por 2 segundos (metade do tempo da inspiração) e expirando por 4 segundos. 

Faça 10 vezes lentamente, lembrando de encher e esvaziar ao máximo. Se sentir tontura, escurecimento de vista ou qualquer outra reação anormal é porque o seu pulmão e o corpo perderam a capacidade de receber o oxigênio, isto porque respira rápido e superficialmente. 

Então, se não tomar providências cabíveis estará criando doenças em breve.

Para reverter o quadro é só praticar estes exercícios 1 a 2 vezes ao dia.
 
Em repouso, a cavidade do tórax pode ser expandida de várias maneiras:

A caixa torácica pode ser impulsionada para fora (respiração torácica ou do peito);

Os ombros podem ser levados para cima (respiração clavicular ou do ombro);

O assoalho muscular da cavidade peitoral pode ser impulsionado para baixo (respiração diafragmática ou da barriga).

Usamos combinações diferentes dessas técnicas de respiração mas, apenas uma é eficiente: a respiração diafragmática.