domingo, 26 de maio de 2024

Os Músculos Fascinantes da Expressão Facial

Músculos do Escalpo

O músculo principal da cabeça é o epicrânio, que é composto por duas partes separadas por uma aponeurose. Os músculos faciais que circundam os ossos são responsáveis por levantar as sobrancelhas, alargar as narinas, movimentar os olhos e a boca, e criar fortes expressões emocionais, como o sorriso.

Ventre Frontal do Epicrânio

O ventre frontal do epicrânio fica na região da testa e cobre a testa e a abóbada craniana. Ele não possui fixação óssea, tendo sua origem na aponeurose epicrânica e sua inserção na pele dos supercílios e da raiz do nariz. Sua ação é a elevação dos supercílios, realizando a expressão de surpresa, e também enruga a pele da testa horizontalmente.

Ventre Occipital do Epicrânio

O ventre occipital do epicrânio está localizado na parte inferior e posterior da cabeça, cobrindo o occipício. Ele desempenha um papel crucial ao fixar a origem do músculo frontal, tracionando a aponeurose epicrânica. Sua origem é nos ossos occipital e temporal, e sua inserção é na aponeurose epicrânica. Sua principal ação é traccionar o escalpo posteriormente.

Músculos da Face

Os músculos da face são responsáveis por uma ampla gama de expressões faciais, desde o franzir de sobrancelhas até o sorriso. Vamos explorar alguns desses músculos fascinantes:

Corrugador do Supercílio

O corrugador do supercílio é um pequeno músculo cuja atividade está associada à do orbicular do olho. Sua origem é no arco do osso frontal, acima do osso nasal, e sua inserção é na pele do supercílio. Ele aproxima os supercílios e os desloca inferiormente, enrugando a pele da testa verticalmente, o que resulta em uma expressão de desaprovação.

Orbicular do Olho

O orbicular do olho é um músculo fino considerado o músculo esfíncter da pálpebra. Ele apresenta três divisões e circunda a borda da órbita. Sua origem é nos ossos maxilares e frontal, e nos ligamentos ao redor da órbita, enquanto sua inserção é no tecido da pálpebra. Ele protege os olhos da luz intensa e de lesões, e é responsável por piscar e fechar os olhos, além de puxar a pálpebra inferiormente.

Zigomático Maior e Menor

Os músculos zigomáticos maior e menor são emparelhados e se estendem diagonalmente do osso zigomático até o ângulo da boca. Sua origem é no osso zigomático, e sua inserção é na pele e músculos do ângulo da boca. Sua principal função é elevar os ângulos da boca, contribuindo para expressões como o sorriso.

Risório

O risório é um músculo fino situado inferior e lateralmente ao zigomático. Sua origem é na fáscia lateral associada ao músculo masseter, e sua inserção é na pele e no ângulo da boca. A principal função do risório é puxar o ângulo do lábio lateralmente, além de tensionar os lábios. Ele é sinergista do zigomático.

Levantador do Lábio Superior

O levantador do lábio superior é um músculo fino entre o orbicular da boca e a margem inferior do olho. Sua origem é no osso zigomático e na margem infraorbital superior da maxila, e sua inserção é na pele e nos músculos do lábio superior. Sua principal ação é abrir os lábios e elevar o lábio superior.

Abaixador do Lábio Inferior

O abaixador do lábio inferior é um pequeno músculo que se estende da mandíbula ao lábio inferior. Sua origem é no corpo da mandíbula, lateral à linha média do corpo da mandíbula, e sua inserção é na pele e músculos do lábio inferior. Sua ação primária é puxar inferiormente o lábio, ou seja, fazer beicinho.

Abaixador do Ângulo da Boca

O abaixador do ângulo da boca é um pequeno músculo lateral ao abaixador do lábio inferior. Sua origem é no corpo da mandíbula, abaixo dos incisivos, e sua inserção é na pele e no músculo no ângulo da boca, abaixo da inserção do zigomático. Sua principal função é antagonizar o zigomático, puxando o ângulo da boca para baixo e lateralmente, como na máscara de tragédia do teatro.

Orbicular da Boca

O orbicular da boca é um músculo complexo com origem na parte indireta da maxila e mandíbula, que se insere ao redor da boca. Ele tem várias camadas com fibras que se misturam com outras fibras faciais associadas aos lábios. Sua ação inclui fechar, franzir e esticar os lábios para o ar.

Mentoal

O mentoal é composto por músculos que se originam abaixo dos incisivos e se inserem no queixo. Sua principal ação é protrair o lábio inferior e enrugar o queixo.

Bucinador

O bucinador é o músculo principal da bochecha, com origem na região molar da maxila e mandíbula, e inserção no orbicular da boca. Sua principal ação é puxar o ângulo da boca lateralmente e comprimir a bochecha, como no assopro e na sucção, mantendo a comida entre os dentes durante a mastigação. Ele é bem desenvolvido em crianças lactentes.

Platisma

O platisma é um músculo superficial do pescoço, com origem na fáscia do tórax sobre os músculos peitoral e deltoide, e inserção na margem inferior da mandíbula e na pele e músculos do ângulo da boca. Sua ação inclui ajudar a deprimir a mandíbula, puxar o lábio inferior para trás e para baixo, produzindo um arqueamento da boca, e retrair a pele do pescoço, por exemplo, durante o barbear.

Esses músculos fascinantes da expressão facial nos permitem sorrir, franzir a testa, levantar as sobrancelhas e uma miríade de outras expressões que comunicam nossas emoções e intenções. Compreender sua anatomia e funções é fundamental para entender a complexidade e a riqueza de nossa comunicação não verbal.

Made with VideoToBlog

0 comentários:

Postar um comentário