Bem, quando falo com meus pacientes sobre a relação da Articulação Têmporo Mandibular (ATM) e Coluna Vertebral todos ficam surpresos, então para explicar melhor esta relação consegui um material muito interessante sobre o assunto, é um material mais voltado para os profissionais da área de saúde por utilizar muitos termos técnicos, porém irei colocar aqui um resumo mais simplificado e deixarei um link ao final desta postagem para download de um artigo para aqueles que quiserem mais informações sobre o assunto.
Espero que gostem!
Resumo:
A coluna cervical é um dos segmentos mais móveis da coluna vertebral.
Ela é submetida a um grande número de agressões e pressões como o peso da cabeça, trabalho dos membros superiores, posturas de trabalho/atividades de vida diária, além de aspectos emocionais, como o estresse.
Sofre, também, influência do sistema estomatognático (sistema composto por ossos, dentes, articulação temporomandibular, músculos, sistema vascular e nervoso e espaços vazios) e dos ossos do crânio sendo por isso, uma região que merece atenção de uma equipe multidisciplinar.
Nem somente o fisioterapeuta pode tratar a coluna cervical sem correlacionar com a articulação temporo-mandibular, assim como o dentista deve, também, saber que uma alteração nesta região pode levar a alterações não somente da cervical, mas na postura globalmente.
Esse é o link para o download do artigo completo: http://www.4shared.com/document/tOs46_m1/Revista_ATO-Estreita_Relacao_e.html
0 comentários:
Postar um comentário