quinta-feira, 16 de junho de 2011

SAPO - Software para Avaliação Postural

O que é o SAPO

    O SAPO, Software para Avaliação Postural, em desenvolvimento, é um programa de computador gratuito para avaliação postural com banco de dados e fundamentação científica com integral acesso pela internet.
   
   A avaliação postural é uma ferramenta fundamental no diagnóstico do alinhamento dos segmentos corporais de um indivíduo e é amplamente utilizada pelos profissionais de saúde, constituindo-se como um passo inicial e de acompanhamento para a avaliação e tratamento fisioterapêutico e prescrição de atividade física.

    A forma mais objetiva e fidedigna de avaliação postural consiste no registro de fotografias do corpo inteiro do indivíduo em diferentes planos e posturas e então análise da posição relativa de referências anatômicas dos segmentos corporais por um profissional capacitado. Questões típicas quantificadas pela avaliação postural estão relacionadas à simetria da posição relativa dos segmentos corporais e ângulos articulares comparados a um padrão de referência.

   Com o SAPO são digitalizadas posições de certos pontos em fotografias (espacialmente calibradas) do sujeito sob avaliação; estes pontos tipicamente correspondem a referências anatômicas sobre o corpo do sujeito. A partir dos pontos digitalizados, o SAPO fornece automaticamente uma série de medidas relevantes para avaliaçào postural. Também é possível medir distâncias e ângulos livremente.

   No entanto, o SAPO não pretende substituir exames, como por exemplo, raio-x ou análise dinâmica da marcha. O SAPO pode ser utilizado por um profissional habilitado como uma ferramenta auxiliar na avaliação do indivíduo.

4 comentários:

Igor Caio Santana de Andrade disse...

Boa tarde Daniel

rapaz estou atrás do SAPO a semanas... Termino meu curso de RPG no final do mÊs e gostaria demais de trabalhar com o SAPO no complemento das minhas avaliações... A anos atrás eu quase o baixei, mas não faria sentido para mim na épóca. Teria como você me disponibilizar uma copia do se arquivo via email? (igorcsandrade@gmail.com)

Obrigado meu camarada...

mayra disse...

Boa tarde Daniel sou estudante de fisioterapia estou precisando desse programa para fazer um trabalho mais nao consigo baixar não teria como me passar por email fisiounifan10@gmail.com

Edgar disse...

Boa noite!! gostaria de trabalhar com este programa, por gentileza, pode disponibilizar?? Não encontro em lugar algum para baixar.
Se puder serei eternamente grato. Já me falaram muto bem deste programa, mas ninguém disponibiliza. grato Edgar. edfisio2014@gmail.com. OBg.

Unknown disse...

Também Gostaria de receber o software
se possível pode enviar no email
gabriel_almeida415@hotmail.com

att. Gabriel Almeida

Postar um comentário